Espólio de Amilcar Quaresma doado à BM Faro

OO Município de Faro deliberou, em Reunião de Câmara, integrar parte do espólio bibliográfico pessoal do Prof. Amílcar Quaresma no fundo documental da Biblioteca Municipal, aceitando a doação dos referidos documentos, de acordo com a vontade expressa pelo próprio em vida e reiterada pela família após a sua morte.

Foi em 2006 que o Prof. Amílcar Quaresma manifestou este interesse em doar um espólio de cerca de 2000 títulos, pretendendo que esta documentação fosse integrada em pleno na colecção da Biblioteca e disponibilizada para consulta e empréstimo do seu público.

O Município de Faro considera de grande interesse e enriquecedor para a colecção da Biblioteca Municipal a integração de parte do espólio, do qual já foi feita uma selecção de acordo com os interesses da família..


Amílcar Quaresma, natural de Estoi, fundou e dirigiu várias publicações como “Rompeu”, “Alvorada”, “Despertar”, “Açoteia”, “Jogral”, entre outras, muitas delas escolares, em conjunto com os milhares de alunos que ensinou.
Foi professor na Escola Secundária Tomás cabreira e Escola Secundária João de Deus (Antigo Liceu de Faro), tendo sido ainda dirigente associativo de várias colectividades.
Retratou a vivência de décadas no Liceu de Faro com uma sátira poética a que deu o nome de «Os Licíadas», uma de entre várias obras do seu currículo literário
Fonte: CM Faro


Nota: Amílcar Quaresma faleceu em 8 de Março de 2009 aos 75 anos  e desde Maio é o patrono da biblioteca da Escola EB2,3 Poeta Emiliano da Costa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.