10 boas razões para utilizar a biblioteca: professores


Texto do postal de natal da Rede de Bibliotecas Escolares

1 Gosto muito de passar pela biblioteca e ver as novidades na área da literatura juvenil. Faço uma leitura «em diagonal» para propor o livro certo ao aluno certo.
MARIA JOÃO, PROFESSORA DE PORTUGUÊS

2 Há filmes na biblioteca que retratam o espírito de uma época e motivam os alunos. Requisito-os muito, por vezes para aulas de substituição ou até para os meus fins de semana…
TERESA, PROFESSORA DE HISTÓRIA

3 Na biblioteca encontro traduções de obras de introdução à filosofia acessíveis e interessantes. São boas para o trabalho lectivo e também para os alunos continuarem a ler em casa.
MARGARIDA, PROFESSORA DE FILOSOFIA

4 Passo regularmente pela biblioteca. Quando lá encontro um grupo de alunos meus aproveito para lhes mostrar recursos – documentos e equipamentos – que podem utilizar para realizar trabalhos. O meu lema é: a biblioteca é um pequeno grande mundo ao alcance de todos.
MARIA, PROFESSORA DE INGLÊS.

5 Não sei como seria possível desenvolver com os alunos métodos de pesquisa e de investigação, se não pudesse praticar com eles essas competências na biblioteca.
JOÃO, PROFESSOR DE CIÊNCIAS NATURAIS

6 Se queremos criar um país de leitores, nós professores podemos ser os primeiros a contribuir para esse fim: a biblioteca escolar está a um passo…os alunos também!
JOSÉ, PROFESSOR RESPONSÁVEL PELO PNL NA ESCOLA

7 Quando quero diferenciar as propostas de actividades e materiais para trabalhar com uma turma em grupos, recorro aos “Kit’s” de documentos que a biblioteca disponibiliza para a sala de aula, em várias áreas disciplinares.
ISABEL, PROFESSORA DE MATEMÁTICA

8 Com a escola a tempo inteiro os meninos estão muitas horas na sala de aula. Não vejo porque não havemos de aproveitar também a biblioteca para realizar aí as actividades de Apoio ao Estudo.
SARA, PROFESSORA DO 1º CICLO

9 Na planificação das minhas aulas, uso os recursos da biblioteca. Já nem sei fazer de outra maneira!
JOÃO, PROFESSOR DE CIÊNCIAS F.Q.

10 A página da BE‑CRE da minha escola tem guiões sobre pesquisa da informação, estratégias de leitura e dicas sobre métodos de estudo. É para lá que encaminho os meus alunos.
JOAQUIM, PROFESSOR DA ÁREA DE PROJECTO

Download do postal RBE PDF

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.