Tendo como base a desmistificação das questões ligadas à promoção da saúde e seus determinantes, o concurso pretende, do ponto de vista pedagógico, promover a leitura e a escrita e dinamizar a utilização das bibliotecas e, simultaneamente, do ponto de vista da saúde, incentivar estilos e hábitos de vida saudáveis e divulgar uma utilização correcta e adequada dos serviços na área da saúde.
Os alunos concorrentes deverão realizar um trabalho escrito de acordo com o regulamento do concurso e entregá-lo junto das bibliotecas escolares e bibliotecas municipais, até final do mês de Fevereiro. Os trabalhos serão avaliados numa primeira fase ao nível de cada concelho, e os premiados nesta fase concelhia serão posteriormente apreciados por um Júri a nível regional.
São diversos os prémios a atribuir, tais como computadores, máquinas fotográficas ou leitores portáteis de CDs e "cheques-livro".
A primeira edição deste projecto surgiu no âmbito de "Faro, Capital Nacional da Cultura 2005", como forma de valorizar o trabalho desenvolvido no âmbito da Língua Portuguesa nas escolas dos ensinos básico e secundário do Algarve. Com o objectivo de repetir a experiência da boa cooperação institucional a nível regional que então se conseguiu, surge agora a reedição deste Concurso numa parceria onde estão representadas a Direcção Regional de Educação do Algarve (Programas "Rede de Bibliotecas Escolares" e "Promoção e Educação para a Saúde"), as Autarquias do Algarve (Bibliotecas Municipais), e a Administração Regional de Saúde do Algarve (Hospital Distrital de Faro e Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio). A participação da comunidade traduz-se nos patrocínios de algumas empresas da Região.
- Regulamento do Concurso Saúde em Palavras
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.