Campus da Penha com nova biblioteca

«A construção da Biblioteca Central da Penha deve-se ao facto de as «bibliotecas que existem no Campus da Penha, nomeadamente a EST a ESE e a ESGHT, já não corresponderem àquilo que deve ser uma biblioteca universitária actual (…), tendo carências a nível de espaço, não podendo ser montados certos equipamentos, e estando muito desactualizadas», explicou ao «Canudo» Maria João Barradas, a Técnica Superior de Biblioteca e Documentação da Universidade do Algarve.

O edifício central vai servir todo o campus, optimizando assim os recursos. Reunirá nos seus 2.562 metros quadrados de área útil toda a bibliografia das três bibliotecas, que neste momento partilhavam cerca de 40 áreas comuns. Proporcionando assim aos alunos melhores condições para estudar.

De construção moderna, a biblioteca terá ao dispor dos alunos duas salas de leitura, salas de estudos, uma sala de áudio visuais e uma sala polivalente para eventos, como por exemplo, seminários e espectáculos musicais.

A nova biblioteca da Penha funcionará, como já acontece, num sistema em rede com as restantes bibliotecas da UAlg existentes no Campus de Gambelas, no Campus de Saúde e no pólo de Portimão. «Estamos todos informatizados, tanto para a consulta como para empréstimos de livros em rede. O que quer dizer que a pesquisa no nosso catálogo pode ser feita em qualquer ponto de acesso» elucidou-nos a responsável pelas bibliotecas da UAlg.

Os utentes irão beneficiar de melhores instalações. Será facilitada a procura autónoma de livros e arquivos, uma vez uma vez que está prevista uma capacidade de armazenamento de cerca de 200.000 volumes, havendo bastante espaço para uma boa disposição e arrumação do material.
A nível dos recursos humanos, preservar-se-ão os postos de trabalho dos funcionários que trabalham nas antigas bibliotecas, pois «têm formação especializada […] e sabem trabalhar na área, sabem atender este tipo de público», como o afirmou Maria João Barradas.»

Notícia: "Canudo", in Blogue Ualg TV (15/06/2009): Biblioteca Central da Penha abrirá brevemente

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.