Pedro Seromenho no concelho de Alcoutim

As duas escolas do concelho de Alcoutim (EBI Martim Longo e EBI Alcoutim) comemoraram o Dia das Bibliotecas Escolares (27 de Outubro) com uma actividade comum que contou com a presença de Pedro Seromenho a propósito do seu livro "900 história de um rei".
Na EBI de Alcoutim as bibliotecas das duas escolas juntaram os alunos e durante todo o dia, com grupos diferentes da parte da manhã e da parte da tarde, assistiram a sessões com o autor e ilustrador Pedro Seromenho.
Assim se comemorou o dia Internacional de Bibliotecas escolares numa actividade que movimentou os alunos do concelho numa operação que requereu um trabalho de logística.
Durante as sessões, Pedro Seromenho foi ainda criando e ilustrando dois desenhos que foram depois oferecidos às duas escolas.


Mas não se pense que foi só um dia com um escritor!
Os grupos de alunos, alternadamente, foram ainda ao castelo de Alcoutim visitar a exposição "Jogos intemporais" (jogos de tabuleiro e pedras de Jogo) onde também puderam participar em actividades. Esta acção destinou-se a divulgar os  achados arqueológicos transformados em jogos da época islâmica e recriados na chamada Maleta Pedagógica.

Um dia bem conseguido pelos professores bibliotecários das duas escolas, Mónica Silva (EBI Martim Longo) e Jorge Ferreira (EBI Alcoutim) que têm vindo a trabalhar em sintonia.
Uma acção que começou ainda no dia anterior com uma sessão nocturna para a comunidade, na Casa dos Condes de Alcoutim, em colaboração com o Centro de Documentação do município (que desempenha as funções de biblioteca Municipal no concelho).


Aqui ficam as fotos das palestras:

E aqui as fotos das actividades no castelo:


Artigos a consultar:

1 comentário:

  1. Antes de mais, parabéns pelo excelente trabalho de divulgação que fizeste. Foi realmente uma actividade que correu bem e que também marcou os alunos. Ainda hoje recordam com saudade esse dia!
    Aproveito para informar que, no próximo dia 26 de Março, à noite, o Pedro estará de volta a Alcoutim. Até lá, votos de BOAS LEITURAS!

    Jorge Manuel Ferreira

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.